segunda-feira, 15 de outubro de 2012


PROJETO CULTURAL

PÉ NA ESTRADA
1 – TÍTULO DO PROJETO:

“PÉ NA ESTRADA”

2 – RESUMO:

O Projeto “Pé na Estrada” prevê a circulação dos espetáculos “Retalhos de Minas”, “Nhac! Uma Lição de Queijo” e “O Rei nunca Perde a Majestade”, que fazem parte do repertório dos grupos Improviso e Girança, pertencentes ao espaço de criação e pesquisa Casa do Teatro Perna de Palco.

Serão 22 apresentações em 11 idades do colar metropolitano do Vale do aço.

3 – OBJETO:

“Retalhos de Minas” - Espetáculo baseado os poemas de Carlos Drummond de Andrade

“Nhac! Uma Lição de Queijo” - A história de uma menina que não queria estudar e é levada a conhecer uma floresta e a importância de estudar através de dois ratinhos brincalhões.




“O Rei nunca Perde a Majestade”- Espetáculo de teatro e dança sobre como se forma um mito. Conta um pouco sobre a trajetória de Michael Jackson.

4 – JUSTIFICATIVA:

A Casa de Teatro Perna de Palco é um espaço cultura que cumpre seu papel de incubadora, possibilitando a pesquisa de temas e linguagens, a formação artística e criação de espetáculos teatrais. Os Grupos de trabalho Girança, formado por crianças e jovens de risco social e Improviso, formado por jovens e adultos, tem 13 anos de atividades contínuas e muitos espetáculos em repertório. É um trabalho inspirador realizado com crianças que se parecem com todas as outras da plateia e com jovens e adultos que também tem seu reflexo no público. Na possibilidade dos outros traduzimos nossas possibilidades também e enxergamos os caminhos que podemos trilhar para alcança-las.

Pensando nisso, estamos propondo apresentações abertas para a comunidade, escolas, lares para idosos e crianças. Tornar o trabalho artístico um processo coletivo e integrado entre artistas e público, oferecendo algo além de entretenimento é a tônica deste projeto. Por isso ele se justifica.

5 – OBJETIVOS:

O objetivo geral do projeto é realizar 22 apresentações gratuitas para cidades do interior de Minas Gerais.
Os objetivos específicos são a democratização do acesso aos bens culturais, a divulgação de trabalhos artísticos de grande qualidade, a mobilização da comunidade através da família e escolas, formar plateias e consolidar o trabalhos dos grupos de teatro propostos.

6 – METAS, RESULTADOS E DESDOBRAMENTOS:

Nossa meta é possibilitar ao público assistir bons espetáculos, debater o processo de criação, incentivando e estimulando o fazer artístico de grupos e artistas das cidades visitadas. Assim esse projeto se desdobra em diversas outras possibilidades de gerar multiplicadores e público crítico para o trabalho de teatro.

7 – EXIBIÇÕES:

Serão realizadas 22 apresentações dos espetáculos de repertório dos grupos de trabalho.

8 – PÚBLICO:

Todas as camadas da população serão beneficiadas através de espetáculos para adultos e crianças que atingem todas as faixas etárias.

9- ACESSIBILIDADE DO PÚBLICO:

Todas as atividades serão gratuitas e abertas a toda a comunidade. Os espetáculos possuem temas livres, sem classificação etária, podendo ser assistidos por qualquer faixa etária, reunindo pais, filhos e avós em um mesmo público.

10 – META DE PÚBLICO:

O projeto pretende atingir diretamente 9000 pessoas; indiretamente 20000 pessoas.


11 – CONTRAPARTIDA:

·         Após cada apresentação será realizado um bate papo com o público, visando uma troca de vivências e pesquisa.
·         Todo o equipamento de som e luz utilizado para as apresentações será oferecido pelo grupo.

12 – FICHA TÉCNICA:

Produção – Luzia di Resende
Assistência de Produção – Helena Santos
Direção Técnica – Leandro Calixto
Elenco – Atores do Improviso e Atores do Girança
Secretária – Pat Louback

·         Demais integrantes, tais como, motoristas, sonoplastas, panfletadores, serão definidos de acordo com a demanda de cada cidade e espetáculo.

13 – LOCAIS DE APRESENTAÇÃO:

Ipatinga, Cel. Fabriciano, Timóteo, Santana do Paraíso, Mesquita, Belo Oriente, Bom Jesus do Galho, Bagre, Iapu, Dionísio, Antonio Dias.
·         Os locais de apresentação serão as escolas, salões paroquiais, auditórios e ocasionais teatros e algumas cidades.

Nenhum comentário:

Postar um comentário